

TODOS OS PORTUENSES CONHECEM ESTE PEDAÇO DE TERRA SAGRADA,TODOS OS SALGUEIRISTAS ESPALHADOS PELO MUNDO CHORAM ESTA MUTILAÇÃO E AS SUAS LÁGRIMAS DE RAIVA ESPALHAM A VONTADE DE DIZER: "CORTEM TUDO, MUTILEM MAIS O CORPO DO SALGUEIROS PORQUE NUNCA CONSEGUIRÃO MATAR A ALMA SALGUEIRISTA"
Deixem-me cantar o último verso do HINO DO SALGUEIROS:
A camisola encarnada
do meu velhinho Salgueiros
Tem a tradição vincada
No coração dos Tripeiros
É..."o que faz andar o vento não é a vela enfunada, nas o vento que não se vê" ou se quiserem o que muitos não querem ver o que para mim é muito mais perigoso.
Passemos isto para a minha cidade do Porto. Esta cidade , teve sempre bons barcos (clubes) e bons timoneiros (Presidentes). Só que o vento soprou sempre para um lado: O lado do mais forte, ou melhor o do mais velho.
Todos sabemos que o 1º clube a nascer na Invicta foi o FCP no ano de 1893, começando desde logo a criar raízes, sendo inclusive o clube que primeiro veio a ter um campo relvado, não sendo na altura preocupante as medidas.
Este campo estava localizado na então Rua da Rainha, hoje conhecida como de Antero de Quental e as suas dimensões de 50x30 com direito a 600 lugares sentados, pelo que como é de calcular, cedo se impôs aos "irmãos" que vieram logo a seguir: Boavista em 1903. O Leixões em 1907. O Académico FC em 1911 quase ao mesmo tempo do que o Salgueiros, aparecendo em 1929 o Progresso.
Mas nesta familia Tripeira a antiguidade desde logo passou a ser um Posto e, 1/2 dose de Tripas chega para um mas uma doze a dividir pelos outros não chegava para ninguém.
E, sómente em 1912 é criada a Associação de Futebol do Porto, alojada num espaço cedido pelo FCP na sua 1ª sede, instalada na Rua da Rainha.
Prometo continuar com as Tripas coração á Moda do Porto- Parte II
BIBA A CIDADE DO PORTO
BIBA O SALGUEIROS