sábado, 6 de junho de 2009

DAS TRIPAS CORAÇÃO Á MODA DO PORTO








TODOS OS PORTUENSES CONHECEM ESTE PEDAÇO DE TERRA SAGRADA,TODOS OS SALGUEIRISTAS ESPALHADOS PELO MUNDO CHORAM ESTA MUTILAÇÃO E AS SUAS LÁGRIMAS DE RAIVA ESPALHAM A VONTADE DE DIZER: "CORTEM TUDO, MUTILEM MAIS O CORPO DO SALGUEIROS PORQUE NUNCA CONSEGUIRÃO MATAR A ALMA SALGUEIRISTA"

Deixem-me cantar o último verso do HINO DO SALGUEIROS:

A camisola encarnada

do meu velhinho Salgueiros

Tem a tradição vincada

No coração dos Tripeiros

É..."o que faz andar o vento não é a vela enfunada, nas o vento que não se vê" ou se quiserem o que muitos não querem ver o que para mim é muito mais perigoso.

Passemos isto para a minha cidade do Porto. Esta cidade , teve sempre bons barcos (clubes) e bons timoneiros (Presidentes). Só que o vento soprou sempre para um lado: O lado do mais forte, ou melhor o do mais velho.

Todos sabemos que o 1º clube a nascer na Invicta foi o FCP no ano de 1893, começando desde logo a criar raízes, sendo inclusive o clube que primeiro veio a ter um campo relvado, não sendo na altura preocupante as medidas.

Este campo estava localizado na então Rua da Rainha, hoje conhecida como de Antero de Quental e as suas dimensões de 50x30 com direito a 600 lugares sentados, pelo que como é de calcular, cedo se impôs aos "irmãos" que vieram logo a seguir: Boavista em 1903. O Leixões em 1907. O Académico FC em 1911 quase ao mesmo tempo do que o Salgueiros, aparecendo em 1929 o Progresso.

Mas nesta familia Tripeira a antiguidade desde logo passou a ser um Posto e, 1/2 dose de Tripas chega para um mas uma doze a dividir pelos outros não chegava para ninguém.

E, sómente em 1912 é criada a Associação de Futebol do Porto, alojada num espaço cedido pelo FCP na sua 1ª sede, instalada na Rua da Rainha.

Prometo continuar com as Tripas coração á Moda do Porto- Parte II

BIBA A CIDADE DO PORTO

BIBA O SALGUEIROS

sexta-feira, 5 de junho de 2009





SALGUEIROS


Para mim, nascido em 1947, iniciando a minha carreira no futebol nos Unidos ao Salgueiros, num dos primeiros torneios do género, feitos na cidade do Porto, mais concretamente em Vidal Pinheiro, junto ás bancadas (lado Sul) onde ficavam os primeiros balneários do clube e de onde muito cedo me habituei a transpirar por esta camisola , não posso, deixar passar em claro a minha homenagem colectiva ao colectivo do SALGUEIROS 08


Já prestei, neste blog a minha pequena mas sentida homenagem ao FERNANDO ALMEIDA E AO PEDRO REIS, hoje, vou falar de CARMINÉ.


Ao que sei, este miúdo homem,com 21 anos, nasceu nas escolas e iniciados do FCP, passou pelos júniores do Leixões, rumou ao Campeonato da III Divisão Nacional, defendendo a camisola do Pedras Rubras e desaguou no SALGUEIROS 08.


Vi alguns videos, vi alguns jogos e vi a forma como foi crescendo á medida que com o nº 11 se ia impondo e respondendo á confiança dos adeptos, mas fundamentalmente do PEDRO REIS.


Primoroso no toque bola, eximio na recepção e passe, jogando de cabeça sempre levantada, perigoso no um contra um, notabilizando-se mais quando descaído sobre a direita, flectia para o centro do terreno, deixando a maior parte das vezes os seus marcadores sentados ou solucionando uma acção faltosa mesmo junto á entrada de área.


O seu pé-esquerdo, o seu entusiasmo, a sua meninice, encaixou perfeitamente na ALMA SALGUEIRISTA, notabilizando-se pelos golos maravilha que ia marcando e fazendo com que o SALGUEIROS, cada vez mais aumentasse o seu activo para a subida de Divisão e dignamente a faixa de campeão.


Pela minha idade e pela minha ligação ao futebol, já vi muitos golos bonitos, mas este foi um chapeu de fina confecção que só os muito bons, sabem fazer. O 4º Golo contra o Gandra no famoso resultado de 7-1 foi a cereja em cima do bolo que este rapaz ofereceu a todos os Salgueiristas.


De um passe geometrico de F Almeida em que rasgou a defesa, a bola vai ficar ao dispor de Carminé que com um toque de mestre, faz passar a bola por cima do guarda-redes que ficou a vêr este depósito de beleza no fundo da sua baliza.


É um golo monumental, num clube monumental, num dia inesquecivel que a Alma deste clube foi ao palco da cidade dizer: ESTAMOS VIVOS


- Obrigado Carminé

quarta-feira, 3 de junho de 2009

SOLDADO,CAPITÃO, TREINADOR CAMPEÃO

Enquanto SOLDADO o jogador PEDRO REIS foi um exemplar jogador de futebol com uma forte dedicação ao clube da sua Alma, paixão traduzida no seu impulso para saltar e desarmar de cabeça todas as investidas que os adversários faziam á baliza do SCS.

Humilde, homem bom, exemplar no respeito pelos colegas mais velhos e ou mais novos, no seu sangue vermelho corria a vontade de chegar sempre primeiro á bola. Os seus desarmes eram sempre motivo de orgulho para quem na bancada ou nos degraus de Vidal Pinheiro e não só, motivavam um aplauso que se repetia ao longo dos jogos como se toda a gente numa só voz dizia: - obrigado Pedro.

Como capitão a abraçadeira, refletia os galoões de um oficial criado no seio deste SALGUEIROS
que se ama qunado se veste a sua camisola ou se chora de alegria e tristeza como adepto ou quando se cheira o perfume da su ALMA que jamais alguém mutilará.

O Capitão Pedro, passeou a sua classe, feita de humildade e cáracter que qualquer adversário menos cauteloso se via de repente obrigado a respeitar, porque o carácter do PEDRO REIS, era fime e exemplar.

PEDRO REIS é um exemplo pedagógico para os meninos de rua que ainda jogam descalços na minha cidade do Porto e um exemplo a seguir nas escolas de formação em que para lá do futuro futebolista, está o Homem.
- obrigado Pedro

Como Treinador, pegou na sua humildade e caracter, usou da sua experiência e ofereceu o seu saber, confeccionando uma equipa misturada com jogadores do passado e outros mais jovens na procura do sucesso.
Dificil?
Eu penso que sim para quem não sabe, eu, sou um deles.
Para ele, misturou a ALMA SALGUEIRISTA e aprovietou a fome e a sede de conquista dos adeptos e simpatizantes do clube que encheram pela primeira vez na história da AFP os campos outrora pelados, emoldurados por gente que ama tal como o Pedro os seus meninos eo os seus velhinhos.
Este PEDRO REIS é uma obra da história do passado do Salgueiros rejuvenescido.
. obrigado Pedrp

segunda-feira, 1 de junho de 2009

UNIDOS AO SALGUEIROS: UMA JUSTA HOMENAGEM A UM GRANDE SENHOR

UNIDOS AO SALGUEIROS: UMA JUSTA HOMENAGEM A UM GRANDE SENHOR

UMA JUSTA HOMENAGEM A UM GRANDE SENHOR

FERNANDO ALMEIDA

41 anos de idade. Nacionalidade Brasileira. Carreira desportiva pelo Guilhabreu, Ermesinde, Rio Tinto e em 1990 ingressa no Salgueiros. Regressa ao Brasil e pouco depois de novo na ALMA SALGUEIRISTA.

HOMEM exemplar fora e dentro do campo. Cabeça erguida no passe da bola e na luta pela sua dignidade. Homem antes quebrar do que torcer, rápidamente comunga o seu amor ao Hino do Salgueiros.

Aos 41 anos dá aulas de caracter e de brio como jogador de futebol. É um exemplo de luta e juventude. As suas atitudes têm o prazer da ciência da sua experiência. Os mais novos olham para a sua careca e pensam: Que grande desportista.

O seu saber estar dentro do campo, poupa-lhe energias para poder vir á defesa e evitar golos do adversário e em silêncio dá mais uma aula de força e saber e vai até ao meio campo, ora defendendo ora fazendo passes longos e precisos aos seus colegas mais avançados.
De repente, e sem se saber porque é golo do SALGUEIROS. É golo de FERNANDO ALMEIDA.

A ALMA SALGUEIRISTA rejuvenesce e encontra este senhor a orientar os festejos de mais um golo des clube e desta ALMA que nunca esquece os que suaram, sangraram e levantaram bem alto o nome do SALGUEIROS.

Parabéns Fernando Almeida. Obrigado pelas suas lições. Os mais velhos como eu têm orgulho de lhe agradecer a sua paixão por reste clube desta CIDADE DO PORTO PARA TODOS.

Carlos