quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SALGUEIROS: 99 ANOS LIGADOS A PARANHOS Á CIDADE E AOS OS TRIPEIROS



Como se sabe o SALGUEIROS, a côr encarnada das suas camisolas o seu hino e a sua alma, celebram no próximo dia 8 de Dezembro de 2009, 98 anos de luta. Felizmente que o renascimento do seu filho mais velho o Salgueiros 08 veio dar continuidade á união da paixão dos seus simpatizantes adeptos, sócios e muita gente anónima que tanto é da cidade do Porto como é porto de abrigo de muita gente que pode ou não ter fronteiras, mas é Salgueirista em qualquer parte do Mundo.

Ser Salgueirista é ter um dom congénito ou como nascem todas as paixões, primeiro vem a empatia, depois a simpatia, depois o toque, depois a paixão, depois o amor, depois o respeito, depois o que se comunga no sofrimrnto, na dôr, na alegria, no prazer e no orgulho do companheirismo e neste caso, nem a morte nos separa.

98 anos!!!! Quantos Salgueiristas, ainda existem com esta idade? Quantos Salgueiristas viram partir amigos, jogadores, sócios,dirigentes.? Quantos Salgueiristas e não só viram deceparecer  em praça pública, muito do património cultural, desportivo e social de interesse quer da freguesia de Paranhos e inevitávelmente da cidade do Porto?
Quantos autarcas passaram ao lado desta mutilação e muitos com culpas mas com datas prescritas, passeiam o seu estado de "carrasco" atravessando a freguesia e as ruas cinzentas e chorosas deste burgo Património Mundial?

Quem não se lembra do Barrigana, do Carvalho, do Porcel, do Lopez, do Mário do Gualdino, do Lalo, do Taí, do Taco, do Chau, do Gabriel, do Edgar, do Mário Campos, do Sr.Seabra,Teixeira da Costa,Santos Cardoso, Manuel Queirós (Directores). Quem não se lembra do Guarda do Campo Sr. Mota, que morava por debaixo da bancada lateral (lado nascente) e com o seu carrinho de mão, cientificamente, limitava as dimensões co Campo Augusto Luso antes de ser Vidal Pinheiro?

Quem não se lembra do Chico, do Paraíba do Edgar do Géninho, do Benje que na foto acima recebe um abraço e a camisola pelo SALGUEIROS ter sido Campeão. (junto ao Benje do lado direito) está o Mota o Guarda do Campo e de boné com pala está o milagreiro massagista Celso. Obrigado Celso pelas curas incuráveis e pelas massagens milagreiras dadas todos os sábados no Hospital Santo António nuns tanques de pedra com água quente que aqueciam o corpo gelado destes teus sinceros admiradores.
                            
Quem não se lembra dos Jogadores do Benfica ex-campeões Europeus que passaram pelo Salgueiros no final da década de 60? - Melo (guarda-redes) Germano (bicampeão europeu-Def.Central) Yaúca e Santana. Desta equipa fazia parte os ex-juniores Varela -Violas-Costa- e Leal e os sempre fieis, Gabriel, Edgar e o inesquecível Zé da Costa.













Quem não se recorda duma equipa de júniores formada na década de 60 oriunda dos unidos ao salgueiros que depois de passarem pelos juvenis, orientados pelo inesquecivel Carneiro (jogador de Andebol de 7 e de 11), passou o testemunho para Monteiro da Costa que á época treinava ás 6 horas da manhã ou Júniores e da parte da tarde os séniores. Esta equipa, formada por: Valentim-Violas-Miranda-Incio e Ferreira na defesa. Martins- Varela e Elbino no meio campo. Marante- Costa e Mário Reis como avançados. De salientar que desta escola se formaram vários jogadores para os séniores do Clube, aparecendo não só no Salgueiros uma mais-valia no futebol Nacional.

Ps: Marante, depois dos júniores, seguiu a brilhante carreira de músico-cantor na mpp com o sucesso e o êxito que lhe é reconhecido. No futebol, Mário Reis depois de deixar jogar seguiu com o sucesso reconhecido a carreira de Treinador. Parabéns Mário, parabéns Marante

Não posso deixar passar em claro a oportunidade de homenagear os júniores do Salgueiros que foram repescados para jogarem á tarde como séniores e num esforço derradeiro acompanharam com honra, sacrificio e paixão a morte fisica do Salgueiros que no dia 8 de Dezembro de cada ano, será eternamente reconhecido e louvado por não deixar morrer a sua ALMA deixada ao agora SALGUEIROS 08.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SALGUEIROS: UM ANO SEM DERROTAS,SEM CAMPO MAS SEMPRE COM ALMA






in JN 30/11/09, Norberto Sousa





O Salgueiros festeja, hoje, um ano de invencibilidade. Há 33 jogos sem perder, o histórico de Vidal Pinheiro vive dias felizes. A liderança no distrital da 1.ª Divisão, Série 1, da A.F. Porto, é mais um sinal que a 'Alma' está em alta.

"É um feito muito bonito e só ao alcance de muito poucos". É desta forma que Pedro Reis, treinador do Salgueiros, define, ao JN, a marca alcançada por um clube que não perde desde 30 de Novembro de 2008, dia em que foi goelado (4-0) pelo Atlético de Rio Tinto. Apesar de reconhecer que estar um ano sem perder "não é o primeiro pensamento" da equipa, o técnico mostra-se feliz por esse registo o voltar a colocar na história do histórico emblema de Vidal Pinehiro. "Um clube com um ano e meio de existência [Salgueiros 08] estar há um ano sem perder não é nada normal. Temos que nos dar por felizes e realizados por, todos juntos, escrever-mos esta bela página da sua história", disse, orgulhoso, Pedro Reis.


Com uma ambição do tamanho do mundo, o técnico do renascido salgueiral já centra atenções em superar a marca dos 33 jogos sem perder. "A próxima meta é chegar aos 40", afirmou, peremptório. "Mas não queremos ficar por aí. Estamos determinados em subir de divisão e, para isso, queremos adiar a derrota o máximo tempo possível", desejou Pedro Reis, esperançado em colocar o Salgueiros nos campeonatos nacionais "dentro de dois anos". Apesar de reconhecer que é sempre preciso "alguma dose de sorte" para conseguir estar tanto tempo sem perder, Pedro Reis aponta o projecto levado a cabo pela direcção como a principal fórmula do sucesso.

"O Salgueiros tem um plano bem alicerçado, com bases sólidas, e que irá possibilitar que os resultados continuem a aparecer. A principal aposta do clube tem que continuar a ser na formação, pois é aí que a equipa sénior poderá tirar dividendos para competir com equipas com outros recursos", analisou Pedro Reis, apontando o "Custóias, Perafita e Lavrense", como os principais adversários na luta pela subida à Divisão de Honra da A.F. Porto.

Da mesma forma como reconhece o contributo que a formação tem dado para a equipa sénior somar vitórias, Pedro Reis aponta a "incansável" massa adepta do clube como um dos segredos do êxito alcançado. "Eles são um dos pilares do nosso sucesso. É fantástico sentir o apoio que eles nos dão, permitindo-nos que joguemos sempre em casa", argumentou o técnico. A "alma salgueirista" está viva e recomenda-se...


Independentemente de tudo, isto tinha de ser publicado e lido no Futebolar.