domingo, 15 de março de 2009

BIBA A CIDADE DO PORTO. BIBA O SALGUEIROS







A noite estava fria. Nas ruas da minha cidade ainda escorria alguma água que tinha acabado de cair. O céu rasgava-se quando em vez mas a trovoada parecia longe.

No último estrondo o SPORT COMÉRCIO E SALGUEIROS, tinha acabado com a sua equipa sénior de futebol.


O velhinho campo Engª. Vidal Pinheiro, fechou as portas para sempre.


O titulo deste blogue é: UNIDOS AO SALGUEIROS, numa homenagem aoque foi feito e que esta nova ALMA SALGUEIRSTA, precisa de ter conhecimento.


Em 1962, pelas mãos de alguns Salgueiristas, como por exemplo o Senhor Reis, o Senhor Gonçalves, o Senhor Carneiro entre outros, foi criada uma equipa para um torneio infantil que se realizou no campo do SALGUEIROS, equipa que veio a dar muitos elementos para os então chamados Juvenis.


Ganhamos o torneio por 2-1 numa final disputadissima com o Colégio dos Salesianos num espaço marcado para a realização dos jogos mesmo junto á Bancada, onde se situavam os primeiros balneários principais do clube.


Nenhum de nós, tinha recorrido ás chamadas "escolinhas", hoje praga que reina por este país fora, numa disputa comercial que a Lei Bosmam veio trazer.


A nossa primeira escola foi a rua, palco de muitas fugas, lutas e abraços aos colegas, aos amigos e adversários.

A papaziada dos UNIDOS AO SALGUEIROS era treinada por um HOMEM que jogava Andebol de 7 e de 11 no SALGUEIROS: O SENHOR CARNEIRO.

O CARNEIRO estava para o SALGUEIROS como o SENHOR ARTUR BAETA estava para o FUTEBOL CLUBE DO PORTO ou o SENHOR ÓSCAR MARQUES estava para o LEIXÕES.
No SALGUEIROS, nasciam os Costas, os Incios, os Varelas, Os Marantes e os Mários Reis e, depois vieram outros mais e melhores.

No FUTEBOL CLUBE DO PORTO, nasciam os Belos, os Santos Pereiras, os Pavões, os Arlindos, os Artur Jorges e, depois vieram outros mais e melhores.

No LEIXÕES, nasciam os Fonsecas, os Tibis, os Victor Oliveiras, os Praias, os Horácios e, depois vieram outros mais e melhores.


Mas, finalmente, chega 27 de Setembro de 2008, data em que os adeptos de futebol da minha cidade do Porto e em particular os adeptos e jogadores do actual SALGUEIROS, NÃO SE IRÃO NUNCA ESQUECER.

O actual campo de jogos do SPOR CLUBE E SALGUEIROS 08, é na Senhora da Hora/Matosinhos, chamada casa emprestada palco de entrada de um CLUBE GRANDE, agora a jogar na 7ª Divisão.

O símbolo também mudou, o emblema é FÉNIX que significa renascimento. o SALGUEIROS, é agora treinado por PEDRO REIS com a aposta e responsabilidade de recolocar o SALGUEIROS nos Nacionais.

Parabéns Pedro!!!

O Hino, a côr dos equipamentos e a ALMA DO SALGUEIROS não mudou, nem nunca mudará. O emblema actual é uma luva calçada, perfeitamente adaptada a um dos clubes de maior tradição e bairrismo da minha cidade do Porto

BIBA O SALGUEIROS

camapaco